14 de novembro de 2011

GLACIAR HUEMUL E LAGO DEL DESIERTO

Hoje pegamos o carro e seguimos em direção ao Lago del Desierto, que fica a aproximadamente 38 km de El Chaltén, por uma estrada toda de terra.

No caminho passamos por uma cachoeirinha bonitinha chamada Salto del Anillo.
Antes de irmos ao lago, fomos conhecer o Glaciar Huemul, que fica a uns 400 m dele.


Essa área fica fora do Parque Nacional los Glaciares, e por ser uma propriedade privada, é cobrada uma taxa de visitação ao glaciar.

A trilha é de 2 km em meio a um bosque bem bonitinho, mas é um pouco puxada pois é subida o tempo inteiro.
O bosque nos lembrou a Floresta de Fangorn, do filme "O Senhor dos Anéis", e as árvores pareciam a "Barbárvore". A impressão que tínhamos era de que elas estavam nos observando o tempo todo. E não é que estavam mesmo! Olha essa aí que simpática! rs
A trilha é toda demarcada por essas marcações amarelas nas árvores. É bom ficar atento a elas para não se perder.
Assim que chegamos ficamos impressionados com a cor da laguna. É de uma beleza sem igual. Eita lugar bonito! Achamos bem mais bonito do que a Laguna Torre (e com uma trilha bem mais curta!) rs
Dessa vez conseguimos curtir um pouco o lugar, já que quase não ventava lá em cima. Fizemos até nosso lanchinho por lá.
O lixinho, é claro, recolhemos e jogamos numa lixeira. :) É uma pena que nem todos tenham essa consciência.

No início da trilha há um acampamento, e é lá que se efetua o pagamento. Guarde o ticket, pois na descida eles pedem para vê-lo.

Tinha um gatinho muito fofo por lá. Olha a carinha dele!
Depois de conhecer o Glaciar Huemul, deixamos o carro ali mesmo e seguimos por uma pontezinha suspensa (que fica quase em frente ao estacionamento do glaciar) e fomos até a outra margem do Lago del Desierto.
Eu passei, o Cris passou e quando olhamos para trás, adivinha quem estava vindo atrás de nós?! Ele, o gatinho fofo! :)
Foi só ganhar um carinho do Cris que o danadinho resolveu nos seguir pela trilha do lago. :)
Engraçado que ele ficou o tempo todo com a gente na trilha, e só foi embora quando chegamos no estacionamento. Ele parecia saber que quando as pessoas seguem para o estacionamento, elas estão indo embora, pois ao caminharmos em direção ao carro, ele já seguiu o caminho dele. Deu uma paradinha, olhou para trás (como se estivesse certificando-se de que realmente íamos embora), e seguiu em frente de volta para o acampamento.

O Lago del Desierto tem 12 km de extensão. Andamos um pouco por la e depois voltamos para a cidade.
Jantamos um delicioso cordeiro no restaurante Ritual del Fuego, onde o marido da moça que cuida aqui da pousada é cozinheiro.

A noite hoje está linda! O céu está todo estrelado. Acho que amanhã vai fazer um solzão para aproveitarmos nosso último dia em El Chaltén. :)

5 comentários:

Expedição Andando por aí... disse...

Lindo mesmo o Glaciar Huemul. Também achei a cor do lago impressionante... Pena que vcs não foram na Laguna de los Tres. É de um azul lindo!!!! Pelo visto vcs vão ter que voltar pra El Chalten (igual a gente) pra conhecer mais esse paraíso do trekking... kkkk
Bjs
Carla

Cristiane Dias disse...

hehe... com certeza iremos voltar! Faltou muita coisa pra conhecer.
Bjos

Emanuel Couto disse...

Oi Cristiane, tudo bom.

Lendo seu post fiquei muito afim de fazer o mesmo roteiro.

Sairei de carro de El Calafate o mais cedo que conseguir pra ir a El Chlaten e pensei em fazer o seu roteiro para o Lago e Glaciar Huemul ainda no 1ºdia (só tenho 2 dias e uma noite).

Vc acha que fica muito corrido?

Cristiane Dias disse...

Oi Emanuel, tudo bem! Desculpe a demora na resposta. Que bom que gostou do roteiro.
É uma pena que você só tenha 2 dias em El Chalten. Acho que ficará um pouco corrido, sim, mas acho válido o passeio até o glaciar huemul, já que o lugar é incrível.
Em que época do ano você vai?
Abraço

Emanuel Couto disse...

Iremos no verão.

Pois é, infelizmente só temos 2 dias mesmo.

Valeu pelas dicas! E parabéns pelos blog, as fotos são incentivadoras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...