4 de junho de 2011

POLO ASTRONÔMICO (Itaipu)

Como disse no post anterior, saímos do Templo Budista e fomos direto para Itaipu, fazer o passeio ao polo astronômico Casimiro Montenegro Filho.
JustificarO polo é um dos poucos complexos que reune integradamente planetário e observatório astronômico.
O passeio pode ser feito durante o dia ou à noite. Perguntamos se havia alguma diferença entre o passeio diurno e o noturno. Nos informaram que o noturno incluía observação do céu, então optamos por fazer à noite.

Ao chegarmos lá o guia nos dá uma breve explicação sobre o trabalho deles, e depois nos encaminha ao terraço para observarmos as estrelas. A noite estava lindíssima, com um céu bastante estrelado, e bem fria. Passou no jornal local que foi a noite mais fria do ano em Foz.
Para que possamos apreciar melhor as estrelas, sem a intervenção de luzes, o terraço é totalmente escuro. Há bastante cadeiras (espreguiçadeiras) para deitarmos e ficarmos apreciando o céu, enquanto o guia nos mostra, e fala um pouco sobre as constelações.
Embora soubesse que não conseguiria tirar muitas fotos, devido a pouca quantidade de luz, levei a camera e brinquei um pouco de tirar fotos em baixa velocidade. Como eu estava sem o tripé, as fotos ficaram um pouquinho tremidas, já que tentei apoia-la na cadeira, mas sempre acaba mexendo um pouquinho.
Após a observação do céu (como um todo), seguimos para o interior da cúpula (foto abaixo) para observarmos com o telescópio. (a parte mais legal, na minha opinião!)
Observamos nada mais, nada menos que SATURNO!

Fiquei impressionada. Nunca tinha usado um telescópio, e muito menos visto saturno dessa forma. Só ilustrado nos livros de colégio. :)
Não deu para tiramos fotos, mas achei uma imagem (na internet) bem parecida com o que vimos lá.
Depois de observarmos saturno, seguimos para um outro ambiente. Dessa vez observamos um céu virtual, projetado no teto da cúpula.

Achei o passeio bem interessante.

Informações Gerais:
Endereço -
Av. Tancredo Neves, n° 6.731
Telefone - (45) 3576-7203

Funcionamento - Quarta, Quinta, às 09:30 e 15:30 / Sexta e sábado, às 09:30, 15:30 e 19h.
Valor: R$ 15,00 (valor em junho de 2011)
Site: Polo Astronômico

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...