3 de dezembro de 2010

CIRCUITO DAS ÁGUAS - SÃO LORENÇO


Após conhecermos o Parque das Águas de Caxambu, chegou a vez de conhecermos o parque de São Lourenço, cidade que fica a somente 44,4 km de Lambari (onde estávamos hospedados), 270 km do Rio de Janeiro, 308 km de São Paulo e a 403 km de Belo Horizonte.



O parque possui uma área de 430 mil m2, e é dividido em Parque I e Parque II. Os parques são ligados por um túnel que passa embaixo da Rua Saturnino da Veiga.


ATRATIVOS DO PARQUE I:
Fontes, jardins, alamedas, balneário, gruta, apiário, um lago de 90.000 m² com uma ilha no meio (Ilha dos Amores), caiaques, pedalinhos e barcos a remo.


AS FONTES:

Fonte Andrade Figueira (Magnesiana) - Água Mineral Fluoretada. É utilizada em problemas hepáticos e da vesícula biliar, e em certas alterações, do intestino grosso. É contra-indicada em úlcera péptica.
A água desta fonte é engarrafada e comercializada.



Fonte Alcalina (Alcalina) - Água Mineral Carbogasosa Alcalina. Utilizada no tratamento de úlceras gastroduodenais e uricemias, hipercloridrico, auxiliando a eliminação do ácido úrico e cálculos renais.



Fonte Oriente (Gasosa) - Água Mineral fluoretada e carbogasosa. Contém 220mg/L de sais minerais. Utilizada em distúrbios renais, digestivos e em certos tipos de intoxicações.
A água desta fonte é engarrafada e comercializada.

Uma das mais cheias. Percebe-se pela foto.


Fonte Vichy (Alcalina) - Alcalina gasosa, ferrobicarbo-natada mista. Utilizada para problemas gástricos, da vesícula biliar e renais. No mundo há somente duas fontes com esse tipo de água. Uma em São Lourenço e a outra na cidade de Vichy, na França.


Uma das mais bonitas fontes do parque, na minha opinião, pois fica à beira do lago.


Fonte Primavera (Ferruginosa) - Água Mineral Ferruginosa. Utilizada no tratamento de anorexia, anemia e astenia. Seu uso deve ser cauteloso pois, devido a alta concentração de ferro mineral, causa efeitos colaterais como a cólica.



Fonte Jaime Sotto Mayor (Sulfurosa) - É laxativa, indicada para colites crônicas e pós-infecciosas, diabetes, alergias e doenças do colágeno. O gás expelido desta fonte é usado em casos de sinusite e problemas respiratórios.



Fonte José Carlos de Andrade (Carbo-Gasosa) - Possui uma água sem contra indicação e é destinada àqueles que apreciam água gasosa. É indicada para tratamento de depressão e stress.



Fonte Primavera II (Ferruginosa) - Água utilizada para o tratamento de Anorexia, Anemia, Astenia. Seu uso deve ser cauteloso devido a alta concentração do ferro mineral.



BALNEÁRIO:
Fica na margem do lago. O local ideal pra você relaxar com um delicioso banho de banheira (ou ofurô), massagens, sauna, shiatsu, drenagem linfática, etc.

LAGO E ILHA DOS AMORES:
Pequena ilha que fica no lago do parque, onde é possível chegar de pedalinhos ou barco à remo. Nela habitam muitos animais como: pavão, peru, araras e até uma família de capivaras.

Assim que pisei na ilha, vejo um grupo de perus vindo correndo em minha direção, e fazendo "glu-glu-glu". Eu estava achando tudo lindo, tirando fotos, até que o Sr. Dias grita:
- Cuidado! Eles vão te atacar! Vem pra cá!
Foi aí que percebi que estava prestes a ser atacada por uma gangue de perus malfeitores. Corri pra dentro do barco e fiquei esperando eles irem embora. Não demorou muito e eles já estavam do outro lado da ilhota, provavelmente planejando um novo ataque a algum outro turista. Deve ter sido vingança pelo primo que virou assado no natal. Eu hein... :)



ATRATIVOS DO PARQUE II:
Quadra de vôlei, futevôlei, futebol society, peteca, pista de cooper e bicicleta, lanchonete e uma duchas de água mineral sulfurosa.

Não tivemos tempo de explorar o parque II, por isso não temos fotos. Está aí um bom motivo para voltarmos ao parque! :)

2 comentários:

rodandopelomundo disse...

Primeiro comentário teu no meu blog e o primeiro meu por aqui! E O que vejo? Parque das águas de São Lourenço! Eu morei quase a vida toda em Itajubá, do lado! Lembro direitinho quando era garoto e ia jogar mini-golf ou andar de pedalinho lá! Belas lembranças, belo post! Vou continuar conferindo o blog de vocês! Ah, adicionei um link também pra vcs lá no rodando! :D
Abraços e paz! Michel

Cristiane Dias disse...

Oi Michel, valeu pelo comentário e por adicionar um link nosso em seu blog! Vamos trocar muitas dicas de viagens!
Eu adorei conhecer o parque das águas. Tanto o de São Lourenço quanto o de Caxambu.
Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...