19 de dezembro de 2010

CURITIBA - A IDA

Acordamos cedo e partimos em direção a Curitiba. Nosso plano era deixar as coisas no hotel e ir para algum ponto turístico, afinal, não podíamos perder tempo, já que ficaríamos na cidade somente por 02 noites.

JustificarMas antes de chegarmos a Curitiba, demos uma paradinha em um posto BR, junto a um restaurante do Grupo Sinuelo, no km 71 da BR 101, na altura de Araquari/SC, onde um enorme barco nos chamou a atenção.

Chegando lá descobrimos que se tratava da réplica de uma Nau da frota portuguesa que chegou ao Brasil em 1500, e que ela estava dentro de um parque temático chamado Memorial do Descobrimento. O parque está em uma área de 56.000 m², e foi construído em comemoração aos 500 anos do Brasil.
O lugar é bem bacaninha. Além da Nau, no local há pedalinhos, uma trilha ecológica com pés de acerola (que por sinal estavam carregados), e algumas aves como pavão, galinha d'angola, peru, faisão, ganso, etc.

Há também algumas mudas de Pau-Brasil e uma aldeia guarani.

Valores:
Somente visitação: R$ 3,00 (adultos) e R$ 1,50 (idosos e estudantes)
Visitação + passeio de pedalinho: R$ 5,00 (adultos) e R$ 2,50 (idosos e estudantes)

Chegando em Curitiba...

Ficamos no Hotel Lira. Minha sogra, que já havia ficado nele quando os meninos eram pequenos, nos recomendou. Eu, particularmente, não gostei e não recomendo. Achei o quarto apertado, a janela não tinha vista, ficava de frente para um paredão, o banheiro era tão pequeno que tínhamos que fazer contorcionismo para abrir e fechar a porta. Mas como o tempo era curto e ainda queríamos visitar algum ponto turístico, não tínhamos tempo para procurar um outro hotel e acabamos ficando por lá mesmo, afinal, ficaríamos somente 02 noites.
Deixamos as coisas no quarto e saímos a procura do Jardim Botânico. Não foi difícil encontra-lo. Pelo horário, já passava das 15:30, achei que fosse estar vazio, mas que nada! Estava super cheio.
Achei o lugar lindo e super bem cuidado. E o melhor de tudo, é de graça! O Jardim Botânico aqui do RJ a gente paga para entrar e para estacionar.

A estufa tem dois andares e é repleta de plantas. Confesso que até fiquei surpresa com a quantidade de plantas existentes em seu interior. Tem até uma cascata!

Andar na estufa foi um problema, já que o piso é cheio de buraquinhos e eu estava com um sapato de saltinho. Era um salto mínimo, mas que prendia nos buracos. Tive que andar na ponta dos pés, por isso recomendo a quem for visitar o local, o uso de um tênis ou um calçado sem salto. :)
O espaço cultural Frans Krajcberg, que abriga exposições, estava fechado para reformas.

De lá fomos jantar no Shopping Curitiba e depois seguimos para o hotel para uma boa noite de sono. :)