23 de maio de 2010

JARDIM - RIO DA PRATA E BURACO DAS ARARAS

Hoje fizemos mais um passeio de flutuação, mas dessa vez no Rio da Prata, atração que já recebeu vários prêmios, incluindo a melhor atração do Brasil.
O que alguns não sabem, é que o Recanto Ecológico Rio da Prata não fica em Bonito, mas sim em Jardim, município vizinho.

A flutuação é realizada em um grupo de, no máximo, 09 pessoas. Demos sorte pois nosso grupo estava bem reduzido, éramos 05 visitantes + 01 guia, o que tornou a flutuação bem mais agradável.
Recebemos o equipamento obrigatório (macacão e bota de neoprene, máscara e snorkel) ainda no receptivo da fazenda. O colete salva vidas é opcional, já que a roupa já nos dá flutuação necessária.
Seguimos de caminhãozinho até a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural. A partir daí, seguimos caminhando por uma trilha interpretativa pela mata ciliar até a nascente do Rio Olho D'Água (foto abaixo), de onde começam os mergulhos em uma imensa piscina natural de águas cristalinas.
Primeiramente é realizado um breve treinamento para a flutuação. Depois é só relaxar que a suave correnteza nos leva calmamente rio abaixo.
Das três flutuações que fizemos, essa é a que tem a menor correnteza, o que torna o passeio bem melhor para a contemplação dos peixes. Aliás, essa flutuação é a que possui um maior número de espécies de peixes. Avistamos as famosas piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos, além de outras espécies de peixes do Pantanal.
Dizem que com sorte é possível cruzar com um jacaré, uma sucuri ou até mesmo uma lontra. Bem, eu não chamaria isso de sorte. Acho que morreria de medo se por acaso cruzasse com algum desses.

Após percorrer em torno de 2km, chega-se a um local super interessante conhecido como vulcão. Lá as águas que brotam do fundo do rio (as ressurgências) levantam grandes bolhas de ar.
É difícil chegar até o fundo, pois a roupa de neoprene não nos deixa afundar. Eu mesma tentei por várias vezes, mas sem sucesso. rs.. O sr. Dias conseguiu (foto acima), mas só ele sabe o esforço que fez para chegar tão pertinho. rs..
Após o vulcão, chegamos ao encontro dos rios Olho D'Água e Rio da Prata. As águas do Rio da Prata são mais profundas, turvas e geladas. Nesse ponto é possível escolher entre continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco de motor elétrico. Nosso guia sugeriu fazermos o restante do trajeto de barco, pois segundo ele, teríamos uma visão diferente do local. Como já estávamos exautos, aceitamos logo de cara a sugestão.

Informações Gerais:
Distância - 56km do centro de Bonito
Valor - R$ 115,00 (adultos - baixa temporada - com almoço incluído)
Importante - Não usar repelente ou filtro solar, levar camera fotográfica subaquática e roupa de banho. A idade mínima para flutuação é de 08 anos, sendo que crianças até 12 anos devem ser acompanhadas pelos responsáveis.



Após a flutuação no Rio da Prata, seguimos para uma dolina (depressão formada por desabamento), onde encontra-se o Buraco das Araras.
O buraco é uma enorme cratera totalmente em arenito com 120m de profundidade e 500m de diâmetro onde habita uma grande diversidade de pássaros, em especial as araras vermelhas.
No interior da cratera há um grande lago. Diz a lenda que nele habita um jacaré de papo amarelo.
Os funcionários dizem que é possível ver araras em qualquer horário, mas nós chegamos no final do dia, horário em que elas estão retornando para descansarem. O único inconveniente é que começou a escurecer muito rápido e por isso não tivemos muito tempo para aprecia-las. Mas os funcionários foram muito simpáticos e nos ofereceram uma cortesia para o dia seguinte. Podemos voltar, sem pagar nada, para apreciar o local com mais calma.

Apesar desse inconveniente, nosso guia disse que tivemos sorte, pois conseguimos ver o que muita gente quer mas não consegue, uma revoada das araras. É realmente lindo!
Informações Gerais:
Distância - 58km do centro de Bonito
Valor - R$ 25,00 (baixa e alta temporada)
Importante - É obrigatório o uso de tênis.

Um comentário:

Blogueiro disse...

Bom dia Cris, td bem?
Sou jornalista e trabalho para os passeios Rio da Prata e Estãncia Mimosa. Seus posts sobre o destino ficaram muito bons! Gostaria de propor uma troca de links entre blogs. Se possível, entre em contato através do e-mail: jornalismo@bonitoweb.com.br , para lhe explicar melhor!

Abraços

Carla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...