20 de maio de 2010

BONITO - RIO DO PEIXE E PROJETO JIBÓIA

Hoje fomos conhecer o Rio do Peixe, localizado na Fazenda Água Viva, a aprox. 35km do centro de Bonito.
Um passeio que não pode ficar fora do roteiro de quem vai a Bonito. A grande diversidade de animais e suas belíssimas cachoeiras são o diferencial desse lugar. Mas a principal atração, sem dúvida, é o "seu" Moacir - proprietário da fazenda - que faz questão de receber todos os visitantes, e ainda aproveita para contar seus "causos" e divertir a todos com suas piadas.
Ele tem um carinho todo especial com os animais da fazenda. Acreditem ou não, suas araras atendem pelo nome, mas só se forem chamadas por ele. Outras pessoas podem chamar que elas não dão a menor bola.

Outra peculiaridade do local, é que "seu" Moacir coloca as araras nos ombros dos visitantes para tirarem fotos. Olha nós aí! :)
O lugar é incrível! Tivemos a oportunidade, e o privilégio, de alimentar araras, macacos e o até um tucano.
No local há 02 trilhas que passam por 11 cachoeiras e até uma gruta submersa. Nosso guia foi o Rodrigo (que era a cara do tenista Guga).
(clique na foto para visualiza-la em tamanho maior)

Nossa primeira parada foi nessa cachoeira. O "Guga", sempre prestativo, tirou fotos de todos os turistas, ali no cantinho com a cachoeira ao fundo, numa espécie de ponto estratégico. Aquele tipo de foto clássica, que todo turista que conhece a fazenda deve ter. :)
Depois das fotos, continuamos a nossa caminhada, até que finalmente chegamos a essa bela cachoeira!
Achamos que havíamos chegado ao nosso destino, mas que nada! Nossa aventura estava praticamente começando. Nosso guia avisou que teríamos que atravessar essa cachoeira para chegarmos a cachoeira do arco-íris, que seria nosso destino final.
Atravessamos bem próximos da queda, segurando uma corda, e com a ajuda do "Guga". Me senti num filme do Indiana Jones!
O único inconveniente de tudo isso foi que não estávamos (eu e o Sr. Dias) com roupas de banho. Aliás, estávamos de calça jeans e casaco, pois quando saímos da pousada, cedinho, estava bastante frio. O jeito foi arregaçar as calças e seguir em frente. Não podíamos perder nenhum detalhe desse lugar maravilhoso.
A cachoeira do arco-íris esconde um "tesouro" que somente os mais corajosos puderam conhecer, uma gruta escondida entre as rochas. Nós não fomos tão corajosos assim, até porque como já disse, estávamos sem roupa de banho, mas pedimos ao guia para tirar umas fotos pra gente.
Alguns rapazes tentaram entrar na gruta mas desistiram pois disseram que a água estava muuuito gelada.
Depois de toda essa caminhada, nada como a comidinha servida na fazenda. Hum... uma delícia! "Seu" Moacir estava a frente da churrasqueira preparando uma carne bem gostosa pra todos nós. Além da carne, havia frango, peixe, sopa paraguaia (que é sólida!), enfim, tinha comida pra agradar a todos. As sobremesas também estavam deliciosas!

Informações Gerais:
Distância - aproximadamente 35km do centro de Bonito
Valor - R$ 85,00 (adulto - baixa temporada)
Importante - Levar roupa de banho e toalha.




À noite fomos até o Projeto Jibóia. Cheguei jurando que não chegaria nem perto da cobra, mas no final acabei até colocando-a no pescoço para uma foto. Até agora ainda não acredito que fiz isso! Acho que o Henrique - proprietário do local - faz algum tipo de hipnose nos vistantes. rsrs..
Mas brincadeiras a parte, o projeto é muito interessante e serve para esclarecer muitos mitos que pairam sobre as serpentes.
Você acha que a pele delas é pegajosa? Nã, nã, ni, nã, não. Enganou-se. Sua pele é suave e também não cheira mal! :)

De acordo com o Henrique, muitos visitantes chegam com nojo das serpentes, mas saem de lá com uma outra visão delas.

Além disso, um outro objetivo do projeto, mas que por enquanto não está sendo posto em prática, já que o IBAMA suspendeu por tempo indeterminado, desde 2002, a abertura de novos criadores, é o de fornecer animais sadios, e legalizados, para o mercado de animais de estimação. Já pensou em ter uma serpente de estimação?? Bem, apesar de ter colocado uma delas no pescoço, acho que aí já seria demais pra mim. Prefiro um cachorrinho! :)

O Henrique ainda faz um trabalho, gratuito, de educação ambiental com a população local, para tentar evitar a matança indiscriminada das serpentes na natureza.

Ele mostra a importância das serpentes no meio ambiente como fonte de proteína para aves e mamíferos carnívoros, e também sua importância como predadora para controlar a população de roedores, que podem ser muito mais nocivos ao homem do que a própria serpente.
Um programa super recomendado! Vale a pena conhecer!

Informações Gerais:
Distância - no centro de Bonito
Valor - R$ 20,00 (adulto - alta e baixa temporada)
Importante - Chegar às 19:00.


2 comentários:

VIAGENS E AVENTURAS disse...

Olá,amigos de blog....
Estávamos espiando o blog de vcs e vimos que vcs fizeram várias viagens iguais as nossas....viajar é bom demais.....
O blog de vcs está muito bacana...se puderem passem no nosso blog...
marcosejosiane.blogspot.com

Cristiane Dias disse...

Olá casal de viajantes, sejam bem vindos!
Realmente viajar é tudo de bom! Será um enorme prazer visitar o blog de vocês.
Voltem sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...