14 de maio de 2008

PONTAL DE MARACAÍPE, PRAIA DO CUPE E MURO ALTO

Acordamos cedo e fomos tomar café da manhã. Aliás, um "senhor" café da manhã, muito bem servido. A pousada estava cheia, quase todas as mesas estavam ocupadas.
O tempo não estava muito firme mas também não estava chovendo, o que já era ótimo!

Quando estávamos saindo da pousada a recepcionista nos ofereceu um passeio de buggy. Fechamos um passeio para conhecer as praias próximas, mas só depois do almoço. Segundo ele, pela manhã não era bom pois a maré alta dificulta a passagem do buggy.

Pegamos o carro e fomos conhecer o local. Descobrimos que estávamos hospedados bem no Centro e que poderíamos ter deixado o carro na pousada, mas como já estávamos lá seguimos até o estacionamento próximo à praia.

A primeira parada foi na Praia de Porto de Galinhas (foto abaixo), eleita em 2007 - pela 7ª vez - a melhor praia do Brasil pelos leitores da Revista Viagem e Turismo.
Lá fizemos uma caminhada e descobrimos com um jangadeiro que só era possível conhecer as piscinas naturais à tarde, o que nos causou uma tremenda decepção, afinal, à tarde tínhamos o passeio de buggy e no dia seguinte já seguiríamos viagem para João Pessoa.

O sol começou a aparecer, meio tímido por entre as nuvens, e resolvemos sentar em um quiosque para curtir um pouco a praia, o sol e decidir se manteríamos nosso passeio de buggy ou desmarcaríamos para conhecermos as piscinas naturais (foto abaixo), pois ir a Porto de Galinhas e não conhecer as piscinas naturais seria um "crime inafiançável". (rs..)
Decidimos manter o passeio de buggy pois conheceríamos outras praias, e deixamos as piscinas naturais para a próxima vez que estivermos em Porto. Assim temos um ótimo motivo para voltar! (rs)

Almoçamos e seguimos a bordo do buggy.
Nosso primeiro destino era Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

Maracaípe - Conhecida como o paraíso dos surfistas por suas águas claras e ondas fortes. É considerada perigosa para banho. Maracaípe conquista o visitante por sua beleza natural e extensa rede de coqueiros (foto abaixo).

Pontal de Maracaípe
- Formada na foz do Rio Maracaípe. Quem vai até a Praia de Maracaípe sempre chega até a Praia do Pontal. Lá você vai encontrar bancos de areia e bancos de corais. Vale também um passeio pelo Rio Maracaípe para apreciar os seus manguezais à margem (foto abaixo).
Quem vai ao Pontal de Maracaípe tem a oportunidade de conhecer um belo animal ameaçado de extinção: o cavalo-marinho. Para isso basta fazer um passeio de jangada pelo pontal. Lá o jangadeiro captura o animal e o coloca num pote de vidro (foto abaixo) e depois, claro, o devolve ao seu habitat. Eles ainda costumam brincar dizendo que o turista que não conseguir ver o cavalo-marinho, não paga o passeio de jangada.
Lá encontra-se o Projeto Hippocampus - que desde 2001 está presente no balneário e luta pela preservação desses animais.

Seguimos em direção à Praia do Cupe (só passamos) e depois de Muro Alto onde paramos para um agradável mergulho (foto abaixo).


Seu nome é originado de um paredão de areia e por seus arrecifes que formam uma piscina natural com cerca de 2,5 km de extensão, como vemos na imagem abaixo.

Na volta para o hotel, fomos contemplando um belíssimo por do sol.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...