4 de fevereiro de 2011

SERRA GAÚCHA (2ª parte)

Continuando com os pontos turísticos que conhecemos em Canela...

- Monumento das hortênsias: Localizado na divisa entre Gramado e Canela, o monumento é representado por duas figuras de mãos dadas, simbolizando a união entre os dois municípios. Eles seguram uma hortênsia, que é a flor símbolo da região.



-
Morro Pelado: do alto de seus 870m se tem uma das mais belas vistas da região. Vale a pena uma visita!
Dizem que o local é muito procurado para a prática de esportes radicais, mas nós não vimos nenhuma alma viva por lá. Talvéz por ser baixa temporada. O que encontramos no caminho foram amoras, que acabaram servindo de "modelos" para algumas fotos. :) Fica a aproximadamente 6 km do centro de Canela.


- Morro Queimado: possui 600m de altura, e de lá se tem vista panorâmica para o vale do quilombo. Fica a aproximadamente 4 km do centro de Canela.

- Parque do Caracol: é aqui que fica um dos mais famosos cartão postal da cidade, a Cascata do Caracol, com uma queda de 131 metros. Um lugar que não pode ficar fora do roteiro de quem visita a cidade.
A cascata pode ser vista do mirante, do elevador panorâmico (cobrado à parte), ou, para os mais aventureiros, da sua base, descendo 927 degraus.
Pra quem optar em descer a escadaria, logo no início há um cartaz com algumas recomendações importantes. Nós ignoramos o trecho do aviso em que diz que a descida não é recomendada para sedentários, e descemos. Devagar e sempre! :)
Não dá pra negar que cansa, mas o visual que se tem lá de baixo é lindo, e compensa o esforço. O início da descida foi tranquilo, mas depois de alguns minutos, nossas pernas começaram a tremer. Inevitável não pensar como seria a subida, mas até que foi tranquilo! Chegamos lá em cima exautos, mas vivos! :)

Além da cascata, pode-se fazer um passeio de maria fumaça (cobrado à parte), por um percurso de 600m, que passa por pontes, túneis, uma aldeia indígena e uma cidade fantasma do faroeste.
Não andamos no trem, pois tive a impressão de que seria um passeio mais voltado para crianças.

Informações Gerais:
Endereço - Estrada do Caracol, km 0 - Canela.
Telefone - (54) 3278-3035

Funcionamento - Diariamente, das 8h às 17:30, e nos finais de semana, das 8h às 18h .

- Parque da Ferradura: tem esse nome devido a curvatura que o rio Caí faz no local. Possui 03 mirantes (do vale da ferradura, do vale do arroio caçador e da cascata do arroio caçador), 04 trilhas (do rio Caí, do pórtico, das cutias e das pinguelas), churrasqueiras, sanitários, playground e lanchonete.
Não fizemos nenhuma das trilhas (se arrependimento matasse...), mas visitamos os 03 mirantes. Fomos surpreendidos por alguns pica-paus do campo (Colaptes campestris).

Informações Gerais:
Endereço - RS 466, km 6 - Canela.
Telefone - (54) 9969-6785

Funcionamento - Diariamente, das 8:30 às 17:30.
Valor - R$ 7,00 (preço retirado do site, em janeiro/2011)

Site: www.valedaferradura.com.br


- Castelinho Caracol: Uma das primeiras casas de Canela, construída em 1913, com madeira de araucária. O mais curioso de tudo, é que não foram utilizados pregos em sua construção, e sim um sistema de encaixe das madeiras e parafusos.
Atualmente o castelinho funciona como museu e uma casa de chá, onde dizem ter o melhor apfelstrudel da região.
Passamos por ele quando fomos ao parque do Caracol. Demos uma paradinha para algumas fotos externas, mas deixamos para conhecer seu interior outro dia, o que infelizmente não aconteceu por falta de tempo. Tái um ótimo motivo pra voltarmos à cidade.
Informações Gerais:
Endereço - Estrada do Caracol, km 03, s/n° - Canela.
Telefone - (54) 3278-3208

Funcionamento - Diariamente, das 9h às 13h / 14:20 às 17:40.
Valor - R$ 6,00 ( adultos) / crianças até 10 anos não pagam / acima de 60 anos tem 50% de desconto (preço retirado do site, em janeiro/2011)

Site: www.castelinhocaracol.com.br



Continua no próximo post. ;)

2 comentários:

Beta Rodrigues disse...

Nossa!
Muito legal!
Preciso voltar à Serra Gaúcha!
Vc mostrou muita coisa que não vi...
mas quanto a escadaria... pode esquecer... Decididamente, vou no trenzinho! Rsrsrs!

Cristiane Dias disse...

Oi Beta, a escada é realmente loooonga, mas o visual lá de baixo compensa. rs..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...