5 de abril de 2014

CACHOEIRA VÉU DA NOIVA - PARNASO (SEDE PETRÓPOLIS)

Aproveitando que os queridos amigos (até então virtuais) Carla e Elio, do blog Expedição andando por aí, estariam em Petrópolis esse fim de semana, deixamos a Bia com a minha mãe e subimos a serra para conhece-los pessoalmente.

Ainda bem que fomos! Passamos um sábado super agradável, apesar de cansativo, em ótima companhia. Conhecemos ainda duas de suas amigas, a Claudia e a Marisa, igualmente simpáticas. Fizemos a trilha para a cachoeira véu da noiva, no PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos), sede Petrópolis.
O parque está situado no bairro do Bonfim, em Corrêas, na cidade de Petrópolis, e possui trilhas com diversos níveis de dificuldade. Diferentemente das outras sedes (Teresópolis e Guapimirim), essa não possui estacionamento.

Deixamos o carro na casa da D. Maria, uma senhora que mora ao lado da sede do parque, e que permite que os visitantes estacionem seus carros em seu quintal, por R$ 5,00. Mas essa não é a única opção. Há também um estacionamento por R$ 10,00.

Apesar de frequentar a cidade há anos, nunca tinha ido ao parque, e agora entendo porque. Seu acesso é difícil. Achei super escondido, diferente da sede de Teresópolis. A de Guapimirim não conheço, então não posso dizer. Como o Elio estava com todas as coordenadas no GPS, não tivemos problemas para acha-lo, mas tenho certeza que se estivéssemos sozinhos, seria complicado.

De acordo com o site do parque, a trilha para a cachoeira véu da noiva possui um nível de dificuldade moderado.
Eu, particularmente, achei a volta super tranqüila, mas a ida foi beeemm cansativa, já que sofro demais nas subidas.
Fizemos o trajeto em 1h:40min., se não me engano. Bom tempo, já que estima-se entre 1h e 2h.

No caminho é necessário cruzar o rio por duas vezes, mas tudo bem tranquilo. Deve-se tomar cuidado em dias de chuva por causa das trombas d'água, pois elas impossibilitam a travessia do rio.
A primeira travessia é feita no Poço da Gruta, após a Gruta do Presidente.

Poço da Gruta
Calçando os sapatos após a travessia

Há um trecho da trilha muito bonito, repleto de bambuzal. Parada obrigatória para fotos!

Enfim a cachoeira véu da noiva! Linda e majestosa!

E nós, os aventureiros!

Depois de algumas (muitas) fotos, fizemos nosso lanchinho e pegamos a trilha de volta.

Na volta demos uma passadinha no poço Paraíso, onde as corajosas Claudia e Marisa resolveram tomar um banho geladinho, enquanto nós descansávamos e apreciávamos a paisagem.

O Cris super confortável curtindo a beleza do lugar
A lua nos presenteando com sua presença

Ficamos ali alguns minutos e depois voltamos para a portaria do parque.

E assim terminou nosso sábado. Esperamos que essa tenha sido a primeira de muitas outras trilhas que faremos com a Carla e o Elio.

Informações gerais:
Onde fica - Sede de Petrópolis: Estrada do Bonfim, no bairro do Bonfim, no distrito de Corrêas - Petrópolis

Funcionamento - Diariamente, das 8h às 17h

Valor - R$ 12,50 brasileiros e R$ 20,00 estrangeiros. Moradores dos municípios de Magé, Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis pagam R$ 2,50 mediante apresentação de comprovante de residência. Maiores de 60 anos e menores de 12 anos não pagam ingresso.

Para saber mais sobre o parque, entre no site: ICMBio