14 de setembro de 2011

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

Como domingo, dia 11/09, foi aniversário da minha mãe, resolvemos pegar a estrada no sábado pra comemorar no Parque Nacional do Itatiaia, que fica a mais ou menos 174 km do Rio de Janeiro.
O parque possui uma área de 30 mil hectáres e ocupa os municípios de Resende e Itatiaia (RJ), Itamonte, Alagoa e Bocaina (MG).

O parque é dividido em duas partes:

Parte baixa - onde estão as cachoeiras e o centro de visitantes que abriga um museu sobre a fauna e a flora da região. Seu acesso é feito pela cidade de Itatiaia.

Parte alta - onde estão as formações rochosas, incluindo o pico das agulhas negras e as prateleiras. Seu acesso é feito pela BR 354 em direção a Itamonte.

Mapa retirado do site ICMBio.

Fomos na parte baixa do parque. Eu e o Cris já conhecíamos, mas meus pais ainda não. As cachoeiras continuam lindas, mas o asfalto do parque está em péssimo estado. É buraco pra tudo que é lado.

Visitamos as cachoeiras Véu de Noiva, Itaporani, o complexo Maromba, o Lago Azul e o Museu do Centro de Visitantes, que conta com alguns animais empalhados.
A trilha para a cachoeira do Poranga estava interditada.

Meu pai não aproveitou muito pois não quis fazer as trilhas. Não que elas sejam difíceis, mas como ele tem pressão alta, ficou com medo de passar mal. A única trilha que ele se arriscou a fazer, e mesmo assim porque o "arrastamos", foi a do Lago Azul.

Vale a pena dar uma esticada até Penedo, que fica ali do lado, mas como almoçamos tarde, às 17:00, decidimos deixar Penedo para uma próxima vez.

Mapa retirado do site wikitravel


Informações Gerais:

Endereço -
Rua Wanderbilt Duarte de Barros, km 4,5
Telefone - (24) 3352-1461

Funcionamento - Diariamente.
Valor: R$ 11,00 (por pessoa) - crianças até 12 anos e maiores de 60 anos não pagam - (valor em setembro de 2011).


2 comentários:

Ana disse...

Que lugar liiindo!!Adorei!Adoro cachoeiras!
E viajar em familia sempre é divertido,rss..
Uma otimo restinho de semana para vcs,beijos!!
;-)

Cristiane Dias disse...

Quando vieres ao Rio, vale a pena uma esticadinha até o parque. É lindo!
Bjos queridona!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...