Acordamos com uma baita chuva, mas após o café da manhã, nossas preces foram ouvidas e a chuva parou!
Corremos atrás de um passeio de barco e escolhemos o tradicionalíssimo passeio para Lagoa Azul e Freguesia de Santana.
Durante o passeio conhecemos também a praia de Grumixama (nome de uma árvore brasileira típica da mata atlântica), praia da Baleia, a praia e a igreja da Freguesia de Santana e a praia de Japariz, onde paramos para almoçar.
Lagoa Azul - Um dos lugares mais bonitos de Ilha Grande, na minha opinião. Fica no extremo norte da Ilha, e é formada pelas ilhas do Macaco, Comprida, Pombas, Redonda e a própria Ilha Grande.
A Lagoa originalmente era chamada de Praia do Sul de Fora, mas devido a sua semelhança com o local onde foram filmadas as cenas do filme "A Lagoa Azul", os moradores começaram a chama-la por esse nome. O apelido pegou, e hoje as pessoas só conhecem o local por esse nome.
A vida marinha no local é fantástica! Foi aqui que tivemos nossa 1ª experiência com um snorkel. No início foi complicado, eu não conseguia respirar direito, mas depois de 5 minutos eu já estava familiarizada com o negócio e o mergulho fluiu maravilhosamente bem. Pena que não temos uma camera a prova d'agua. Está aí... nossa próxima aquisição será uma câmera para registrar embaixo d'agua. rs
Freguesia de Santana - Foi o primeiro vilarejo de Ilha Grande. Um lugar bonito e tranquilo!
A partir da igreja de Santana (erguida em 1796), é possível encontrar trilhas que levam a verdadeiros paraísos, como a praia de Grumixama, localizada em frente a Ilha Redonda e Lagoa Azul.
Atualmente quando nos aproximamos de Freguesia de Santana, por mar, avistamos uma elevação com cerca de 30 metros acima do mar (a cúpula da torre central da velha matriz), e uma palmeira com cerca de 80 metros que já faz parte do cenário da região.
Nos jardins da igreja, foram esculpidas em mármore algumas estátuas de anjinhos para proteger e abençoar o local. Os moradores da ilha contam que anjos celestes habitam nas redondezas da igrejinha.
Praia de Japariz - Abrigou durante muitos anos uma pequena comunidade de pescadores que pescava não muito distante da praia, camarões e peixes de pequeno porte que eram levados para Angra dos Reis.
Com o crescimento do turismo na ilha, a rotina da pesca mudou e o pescado atualmente abastece os pequenos restaurantes locais, e por esse motivo, Japariz tornou-se parada obrigatória de quase todas as embarcações que fazem passeios neste lado da ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário