25 de dezembro de 2009

FLORIPA - PÂNTANO DO SUL, LAGOA DO PERI E MORRO DAS PEDRAS

Hoje fomos até a praia Pântano do Sul. Situada ao sul da ilha, e a cerca de 30 km do centro de Florianópolis. É uma das últimas colônias de pescadores, formada predominantemente por descendentes de açorianos, que ainda preservam vários costumes locais e chegam com seus barcos durante todo o dia com peixes, lulas e mariscos frescos. Pena que não tivemos a sorte de encontrar nenhum desses barcos chegando com o seu pescado.
A praia é comprida e larga - aprox. 2,35km de extensão - ideal para boas caminhadas.
(clique na foto para visualiza-la em tamanho maior)

De lá seguimos até a Lagoa do Peri, situada a sudeste da ilha. É a segunda maior da ilha, sendo uma lagoa de água doce, a cerca de 3 m do nível do mar.

Sua área é de cerca de 5,2 km², a profundidade máxima é de 11 m. Possui várias praias de areia branca, utilizadas pelos veranistas para banhos.

(clique na foto para visualiza-la em tamanho maior)

De lá seguimos para Morro das Pedras, situada ao sul da ilha entre as praias do Campeche e da Armação, onde as ondas são sempre agitadas, devido ao forte vento. Sua principal característica é o choque do mar contra as pedras.

(clique na foto para visualiza-la em tamanho maior)

Avistamos uma construção bem no alto de uma colina e resolvemos descobrir o era. Quando chegamos na entrada, vimos que se tratava da Casa de Retiro dos Padres Jesuítas, que segundo dizem, foi construída com as pedras extraídas do próprio local. O lugar possui um mirante, para a praia, de tirar o fôlego.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...